Programa de Gestão e Supervisão Ambiental
A implementação deste programa se justifica devido a necessidade de se adotar uma estrutura gerencial que garanta que as ações previstas em cada programa ambiental sejam integradas, visando minimizar seus impactos ou passivos ambientais, mantendo a condução do empreendimento em conformidade com a legislação vigente e respectivas licenças, ressaltando sua importância na organização e compilação das informações geradas visando subsidiar e agilizar a tomada de decisão sobre as questões ambientais.
Programa de Monitoramento Limnológico e de Qualidade da Água
O monitoramento avalia as variações as condições da qualidade da água na área de influência do empreendimento, mais notadamente no trecho do rio Guaporé a montante do reservatório até imediatamente a jusante do empreendimento, na fase de operação da usina, de modo a subsidiar ações e procedimentos de prevenção e correção, como forma de manter padrões de qualidade ambiental, verificados antes da implantação do empreendimento. O monitoramento envolve análises quantitativas e qualitativas de algas fitoplanctônicas e zooplanctônicas no rio Guaporé, bem como análises de parâmetros físico-quimicos, bacteriologicos, biológicos e análises de metais pesados.
Programa de Monitoramento Hidrossedimentológico
O programa apresenta os resultados do monitoramento hidrossedimentométrico no trecho do rio Guaporé, a montante e a jusante da Pequena Central Hidrelétrica Nova Guaporé. Foram instaladas 2 estações hidrométricas de monitoramento, sendo:
- PCH Nova Guaporé Montante
- 15046000 - PCH Nova Guaporé Jusante
Programa de Monitoramento da Ictiofauna
O monitoramento da ictiofauna referente a fase de operação da PCH Nova Guaporé, visa ter como o objetivo central caracterizar e verificar possíveis alterações na estrutura da comunidade ictiológica que está sob a influência direta do barramento da central hidroelétrica, fazendo um comparativo com as campanhas realizadas na fase de Pré-Operação. O monitoramento ocorre em 03 locais de coleta distintos, a montante do barramento, porção intermediaria do reservatório, e à jusante do barramento da PCH Nova Guaporé.
Programa de Monitoramento da Fauna Terrestre
Durante a fase de implantação de um sistema gerador de energia hidroelétrica ocorrem alterações na estrutura que regula os mecanismos de funcionamento dos ecossistemas. Dessa forma, o trabalho de monitoramento da fauna na operação é um processo importante para avaliar se está havendo reintegração da fauna, assegurando a diversidade e permitindo que a espécies dos dois biomas presente na PCH Nova Guaporé que coexistem no local.
Programa de Monitoramento das Áreas Degradadas
Programa Monitoramento de Recuperação de Áreas Degradadas da Pequena Central Hidrelétrica Nova Guaporé tem por finalidade recuperar áreas degradadas que posteriormente a implantação da PCH vieram a compor a APP do reservatório, bem como as áreas que tiveram alteração em função da implantação do empreendimento e do plantio compensatório pela supressão de vegetação nativa. Ao total foram identificadas 11 áreas de PRAD e 2 áreas para o plantio compensatório que estão em fase recuperação conforme cronograma aprovado pela SEMA.