Informações à Comunidade
Esta plataforma foi desenvolvida com o intuito de criar um canal de comunicação entre a sociedade e a PCH Nova Guaporé.
Aqui, você vai encontrar informações sobre a PCH Nova Guaporé, entender um pouco sobre como foi o processo de sua implantação até a fase de operação, além de ter acesso à documentos técnicos que foram elaborados através de estudos realizados na PCH.
E qualquer dúvida, sugestão ou reclamação que você tiver, pode entrar em contato com a gente. Estamos aqui para te ouvir!
Mas afinal, o que é uma PCH?
Fonte: Cedro Inteligência Ambiental.
As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) são usinas hidrelétricas de tamanho e potência relativamente reduzidos. Com baixo impacto ambiental, as PCHs entram como geração de energia limpa e renovável.
As PCHs são empreendimentos que possuem, obrigatoriamente, entre 5 e 30 megawatts (MW) de potência, além a área do reservatório ser menor do que 13 km².
Atualmente, as PCHs são responsáveis por cerca de 3,5% de toda a capacidade energética instalada do sistema interligado nacional.
Fonte: Associação Brasileira de PCHs e CGHs - ABRAPCH
PCH Nova Guaporé
Fonte: Cedro Inteligência Ambiental.
A PCH Nova Guaporé está instalada na Fazenda Guaporé, BR-174, KM 226,5, Zona Rural, entre os municípios de Vale de São Domingos e Pontes e Lacerda, Mato Grosso.
Com potência instalada de 14,00 MW, atualmente está em fase de operação.
A PCH Nova Guaporé está autorizada a realizar suas atividades através da Licença de Operação nº 327610/2022, válida até agosto de 2027.
Na imagem ao lado é possível observar o mapa de localização da PCH Nova Guaporé.
A linha de transmissão inicia seu trajeto saindo da SE PCH Nova Guaporé, no município de Pontes e Lacerda, indo até a SE Jauru, no município Jauru, percorrendo 28 km ao total e com 138 kV de tensão.
A LT 138 kV SE PCH Nova Guaporé - SE Jauru recebeu a Licença de Instalação nº 7297/2021, executando os programas ambientais juntamente com a implantação da PCH.
Atualmente a LT possui Licença de Operação nº 32684/2022 com validade até 19 de maio de 2027, realizando o monitoramento ambiental juntamente com a operação da PCH Nova Guaporé.